Pular para o conteúdo principal

Perguntas Frequentes:



(1) Quero me casar fora da igreja. Posso?

O casamento pode ser celebrado em uma residência, um sítio, um salão de festas, um buffet, ou em qualquer outro lugar que possa ser usado de modo digno e elegante, como deve ocorrer numa cerimônia tão importante como o seu casamento.

(2) Quem é divorciado pode se casar novamente?

Cremos que as pessoas divorciadas podem ter uma segunda oportunidade de serem felizes no casamento.

(3) Pessoas de religiões diferentes podem se casar?

Não há barreiras culturais e religiosos que possam impedir um verdadeiro amor.

(4) O que é o casamento religioso com efeitos civis?

É o casamento celebrado por um ministro religioso, após a prévia habilitação concedida pelo oficial do cartório de registro civil, de acordo com a legislação brasileira. O casamento é em seguida registrado no cartório, o qual expede a certidão de casamento. O casal não precisa fazer a cerimônia do cartório e a validade civil começa no momento da celebração religiosa. (Leis 1110 de 23/5/1950; 6015 de 31/12/1973; 6216 de 30/06/1975; e CCB).



(5) O casamento religioso pode ser registrado no cartório mesmo que tenha sido realizado sem a prévia habilitação exigida por lei?

Pode, desde que não haja nenhum impedimento legal, o que será verificado pelo cartório antes de efetuar o registro. De acordo com o art. 4º, da Lei 1110/50, “Os casamentos religiosos, celebrados sem a prévia habilitação perante o oficial do registro público, anteriores ou posteriores à presente Lei, poderão ser inscritos desde que apresentados pelos nubentes, com o requerimento de inscrição, a prova do ato religioso e os documentos exigidos pelo art. 180 do Código Civil” (ratificado e atualizado pelo art.  1516, § 2º, do novo Código Civil Brasileiro).

(6) Vantagens do casamento religioso com efeitos civil:


Há uma só cerimônia; o custo é menor; a celebração é exclusiva para o casal; há mais privacidade; o casal define a decoração do ambiente; não há correrias em caso de atraso; é mais prático e cômodo; a bênção de Deus é transmitida através do seu ministro.

(7) Como é a Cerimônia Ecumênica do Matrimônio?

Destacamos a seguintes partes 


a. Saudação Inicial e prece celta;

b. Declaração de Consentimento dos noivos;
c.   Leitura Bíblica ou outra literatura sagrada apropriada;
d.   Mensagem personalizada 

          Ritos opcionais: vela, vinho, areia, tríplice corda;

e.   Votos Matrimoniais
f.   Bênção das Alianças
g.   Pai-nosso ecumênico
h.   Bênção Matrimonial / Bênção Celta


Atualizado em 06/06/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos!

O CELEBRANTE Leandro Campos, 42 anos de idade, casado há 22 anos, pai de três filhos. Uma pessoa que acredita nos valores perenes da FÉ, da ESPERANÇA e do AMOR. Assistente Social, Teólogo cristão brasileiro, presbítero anglicano há 10 anos, com experiência em casamentos bilíngues (inglês-português).  Desde 2006 passei à realizar CELEBRAÇÕES DE CASAMENTOS com base na ÉTICA DO AMOR E DO ECUMENISMO, assim consegui atender e respeitar o pensamento dos mais diversos casais. Conto com mais de 500 cerimônias. Uma Oração Celta Que Deus nos dê para cada tempestade, um arco-iris Para cada lágrima, um sorriso Para cada gesto de ternura, uma promessa E uma benção em cada momento difícil. Que tenhamos sempre um amigo fiel para dividir os nossos problemas. E que cada oração seja sempre escutada e respondida. Trailer - Samira + Paulo from Victor Mesquita on Vimeo . Casamento - Elaine e Martin from Luciano Henrique on Vimeo . Uma antiga bênção c